Análise – Santos

Monitoramento dos Casos confirmados e óbitos

Os próximos dois gráficos abaixo correspondem ao monitoramento dos dados de Covid19 para o município de Santo. O primeiro gráfico, na área superior, contém o numero de casos confirmados de Covid19 acumulado, em azul, juntamente com o número de óbitos registrados,em vermelho, para o município de Santos, enquanto que na área inferior se encontra a curva da letalidade em verde.

Número de casos confirmados de Covid19, óbitos e letalidade diários para o município de Santos

O segundo gráfico representa o número de casos confirmados novos e o número de óbitos novos registrados, por dia, agrupados em intervalos de 7 dias. Os intervalos compreende de segunda à domingo, sendo que este é o dia rotulado no eixo x.

Número de casos novos por dia em intervalos de 7 dias para o município de Santos

Predição dos casos confirmados

A predição dos casos confirmados foi modelados a partir de uma curva exponencial, visualizado pela linha azul tracejada, juntamente com a área em azul claro representando o intervalo de confiança da estimativa para os próximos 10 dias. As colunas em azul correspondem ao numero de casos confirmados de Covid19 acumulados. A linha verde escuro é a suavização do número de casos confirmados acumulados utilizando uma janela de 7 dias.

Predição do número de casos confirmados de Covid19 acumulado para o município de Santos

Análise de óbitos

O gráfico abaixo corresponde a análise da evolução dos novos casos de óbitos por dia no município de Santos. As colunas em vermelho representam o número de óbitos novos diários. A curva em marrom é o número de óbitos novos suavizados utilizando uma janela de 7 dias. A curva em vermelho tracejado corresponde um ajuste exponencial do número de novos óbitos e projeção para os próximos 10 dias.

Predição de novos óbitos

Análise de Internação

A evolução das internações diárias no município de Santos é um fator extremamente importante para determinar se o serviço de saúde do município esta garantindo o suporte necessário munícipes. O gráfico abaixo na parte superior representa o número de pessoas internadas por dia em verde, e quanto delas estão nas unidades de tratamento intensiva (UTIs), em azul. O número de novos óbitos por Covid19 esta representado pelas barras em vermelho. As curvas verde, azul e marrom correspondem ao número de internações, de internações em UTIs e novos registros de óbitos suavizados, respectivamente, utilizando uma janela de 7 dias. Na parte inferior contem a porcentagem de internados em UTIs, curva em bege, e de novos óbitos em relação ao número de internados, curve em rosa.

Número de registros diários de internações, UTIs e óbitos para o município de Santos

Comparação com as Capitais

O gráfico a seguir mostra o número de casos confirmados por 100 mil habitantes, a partir do primeiro caso confirmado no Brasil, registrado na cidade de São Paulo no dia 25 de Janeiro de 2020, para a cidade de Santos comparando com as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza.

Casos confirmados por 100 mil habitantes.

O gráfico a seguir apresenta todas as cidades alinhadas a partir da primeira confirmação em cada cidade. Dessa forma, as cidades nas quais a primeira confirmação foi tardia, como Santos, Rio de Janeiro e Brasília, possuem curvas mais curtas. O eixo x representa o número de dias após o primeiro caso de cada cidade. Os cálculos foram feitos para 100 mil habitantes como no Gráfico anterior.

Casos confirmados por 100 mil habitantes por dia a partir da primeira confirmação de cada cidade.

Os dois gráficos seguintes trazem o número de óbitos por 100 mil habitantes. O primeiro deles a partir da primeira confirmação de óbito dia 17 de Março de 2020.

Óbitos por 100 mil habitantes por dia a partir do primeiro óbito.

O gráfico seguinte apresenta também o número de óbitos por 100 mil habitantes, porém as curvas foram alinhadas a partir do primeiro óbito de cada cidade.

Óbitos por 100 mil habitantes por dia a partir do primeiro óbito em comparação à cidade de Santos.

Vale ressaltar que as curvas apresentadas foram calculadas a partir dos dados fornecidos pelas prefeituras das respectivas cidades e não consideram casos suspeitos.

Fonte: Prefeitura de Santos, São Paulo – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Rio de Janeiro – Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Fortaleza – Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, Brasília – Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal.
Atualizado em 04 de agosto de 2020.

Gráficos e Texto por Lariza Laura de Oliveira e Tiago Lara Michelin Sanches.