Campos do Jordão – DRS XVII

Os gráficos abaixo simplificam as informações das notificação de casos do novo coronavírus e de casos da Síndrome Respiratória Agudo Grave no município de Campos do Jordão – Estado de São Paulo.

O primeiro gráfico contém o número acumulado de casos confirmados e descartados, juntamente com o número de casos investigados em cada dia para o município de Campos do Jordão, totalizando o numero de notificações acumulado por dia. Nota-se um aumento rápido de notificações entre os dias 16 e 19 de Março de 2020, enquanto o numero acumulado de resultados dos exames, descartados e confirmados, começam a crescer após o dia 31 de Março de 2020.

Número de casos confirmados, descartados e em investigação – Município de Campos do Jordão.

O gráfico a seguir contém o número de casos acumulados de SRAG notificados, em azul, e o número de casos a partir do primeiro dia do sintoma, em laranja. Desse modo, dos casos notificados de SRAG iniciando em 12 de Março de 2020, apresenta um aumento rápido de notificações entre 19 e 27 de Março, pressionado pelo aumento de casos sintomáticos nesse mesmo período analisado.

Número de registro de SRAG sem realização de teste para o Covid-19 – Município de Campos do Jordão.

O gráfico a seguir corresponde a porcentagem entre os casos de SRAG que fizeram e os que não fizeram o teste para Covid-19, dentre eles os confirmados , descartados e em investigação, com as cores azul, vermelho, verde e roxo, respectivamente. Observa-se a proporção de casos investigados diminuindo em detrimento do aumento dos casos descartados, permanecendo as proporções de casos de SRAG e das notificações de Covid-19 constantes após o final do mês de Março.

Porcentagem de registros de SRAG, casos confirmados, descartados e em investigação – Município de Campos do Jordão.

Análise – Município de Campos do Jordão

Os próximos gráficos relacionam o comportamento da curva do número total de casos confirmados de Covid19 em relação ao município de São José dos Campos.

Aparentemente o número de casos confirmados de Covid19 é baixo. Todavia, as análises devem ser normalizadas por 100 mil habitantes para o efeito de comparação entre cidades de número de populações diferentes. A estimativa da população em Campos do Jordão para o ano de 2019 é de 52088, conforme os dados do IBGE.

O gráfico abaixo compara o município de Campos do Jordão com São José dos Campos por ser um município polo e ambos pertencerem ao mesmo Departamento Regional de Saúde (DRSXVII).

Comparação do número de casos confirmados por 100 mil habitantes entre as cidades de Campos de Jordão e São José dos Campos.

O primeiro caso confirmado em São José dos Campos acontece em 18 de março de 2020 enquanto que o primeiro caso confirmado em Campos do Jordão é registrado em 12 de abril de 2020, quase um mês de diferença. Para melhor comparação, o gráfico abaixo foi criado com base na data do primeiro caso confirmado em cada município. Desse modo, podemos notar a semelhança do comportamento dos casos de ambos os municípios no início no primeiro mês.

Comparação do número de casos confirmados por 100 mil habitantes entre as cidades de Campos de Jordão e São José dos Campos, a partir do dia do primeiro caso confirmado


Fonte: Prefeitura Municipal
Atualizado em 21 de maio de 2020