Coronavírus e a Informação

A sociedade em rede é um dos pilares fundamentais da dinâmica da coletividade contemporânea, esse sistema organizacional de dados, transformados em informação, e posteriormente, em conhecimento, não depende mais das variáveis de tempo e espaço para sua propagação [1]. Porém, a informação não é a única a se propagar rapidamente. O novo coronavírus já atingiu mais de 2 milhões de pessoas e até o momento possuímos mais de 150 mil mortes confirmadas [2]. 

Mas esse agente infeccioso depende de um meio físico para sua propagação, diferente da informação digital. Todas as áreas da ciência situam-se associadas à chamada sociedade em rede, ou sociedade da informação, um ambiente propício para comunicação e criação de conhecimento. Considerando toda essa estrutura, teoricamente, quanto mais relevante é uma informação, mais pertinente se tornaria sua inclusão na rede. 

No entanto, o julgamento de valores é amplo frente as métricas essencialmente quantitativas, estatísticas e baseadas em evidências. As redes sociais, se tornam então, programadas por seus protagonistas e suas instituições [1]. Muito vem sendo discutido na mídia sobre o novo coronavírus e alguns discursos, muitas vezes sem o devido embasamento científico, estão sendo propagados. A informação então, perde parte de sua força como arma de combate à pandemia. 

Portanto, é importante cuidarmos para que nosso principal artifício de combate não seja reduzido a um componente caótico. Se pensarmos bem, o novo coronavírus se propaga rapidamente, mas não é páreo para a velocidade com que a informação se propaga. Para finalizar, criamos o vídeo abaixo, uma pequena brincadeira para descobrirmos se essas 5 citações são verdadeiras ou falsas, segundo fontes científicas.  

Fontes do texto:

  1. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2005.
  2. World Health Organization. Coronavírus (COVID-19), 2020. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 22 de abr. de 2020.

Coronavírus – Verdadeiro ou Falso?

Por Diego Yamada
Cientista da Informação (FFCLRP/USP)
Doutorando em Saúde Pública (FMRP/USP)